AAdvocacia Pescatori Galendi, escritório Brasileiro de Advocacia, com sede no Estado de São Paulo, nas cidades de Botucatu e Itatinga, com atuação do Dr. Yves Patrick, advogado brasileiro, especializado e pós graduado em Direito Previdenciário, em suas obras, artigos e publicações gosta de definir o Direito Previdenciário como a diretriz e a maior ferramenta para validação e inclusão dos direitos sociais brasileiros, servindo como esperança e fonte de luz para a sociedade brasileira, em especial, a parcela mais carente.
Em breve paralelo histórico é interessante registrar que a primeira iniciativa brasileira, em relação à Previdência Social se deu no século XIX, antes da independência, quando Dom Pedro I, ainda príncipe regente logrou uma carta de lei que concedia aos professores régios, com 30 anos de serviço, uma aposentadoria.
A Previdência Social pode ser definida como um seguro social, que garante ao trabalhador e aos seus dependentes, amparo quando ocorre a perda, permanente ou temporária, em decorrência dos riscos que se obriga a sofrer. Obedecido sempre o teto do Regime Geral de Previdência Social – (RGPS). Ela está inserida em um conceito mais amplo que é o da Seguridade Social, que por sua vez está dividida em três áreas de atuação: saúde, assistência social e previdência social. Nas palavras do ilustre Soibelmann: